Devido às transformações na sociedade e no mercado de trabalho, cada vez mais os profissionais estão buscando equilibrar trabalho e qualidade de vida. Com isso, o clima organizacional ganha cada vez mais destaque, e o RH passa a olhar com mais atenção para esse indicador. Isso porque, além de contratar um bom profissional, gerenciar a experiência e jornada dos colaboradores é fundamental para obter sucesso nos negócios.
Nesse cenário, a pesquisa de clima organizacional está entre as principais ferramentas utilizadas pelas empresas com o objetivo de avaliar a qualidade do ambiente organizacional, satisfação e engajamento dos colaboradores.
Disponível em: . Acesso em: 03 de junho de 2022.
Conforme a matéria acima, a pesquisa de clima organizacional é uma importante ferramenta de diagnóstico que gera informações para tomada de decisões relacionadas à gestão de pessoas. Além disso, a pesquisa de clima mede a percepção dos colaboradores em relação à cultura organizacional e identifica os pontos fracos que precisam ser melhorados e os pontos fortes que podem ser otimizados. Como vimos em nosso material didático, de nada adianta realizar a pesquisa de clima se os resultados não forem analisados e tratados pela organização.
Com base neste contexto, avalie os resultados da pesquisa de clima realizada pela empresa X:
Fonte: a autora
DESCRIÇÃO DE IMAGENS
INÍCIO DESCRIÇÃO – A imagem trata-se de um gráfico. Na parte superior da imagem temos o seguinte texto: INSATISFAÇÃO: Quais as principais razões pelas quais você se consideraria insatisfeito com o seu trabalho ou com sua empresa? Selecione até três opções. O gráfico é composto por seis linhas, cada uma delas com um motivo e na base do gráfico os indicativos de percentual, sendo eles: zero por cento, vinte por cento, quarenta por cento e sessenta por cento. O primeiro motivo é Remuneração e Benefícios preenchido por cinquenta e nove por cento das pessoas. O segundo motivo é Confiança nas pessoas preenchido por trinta e nove por cento das pessoas. Terceiro motivo Possibilidades profissionais e pessoais, preenchido por trinta e oito por cento das pessoas. O quarto motivo é o Respeito por parte das pessoas, preenchido por trinta e seis por cento das pessoas. O quinto motivo é Relações interpessoais preenchido por vinte e sete por cento das pessoas. Por fim o último motivo é outros, preenchido por vinte e três por cento das pessoas. FIM DESCRIÇÃO.