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Devido às transformações na sociedade e no mercado de trabalho, cada vez mais os profissionais estão buscando equilibrar trabalho e qualidade de vid

Devido às transformações na sociedade e no mercado de trabalho, cada vez mais os profissionais estão buscando equilibrar trabalho e qualidade de vida. Com isso, o clima organizacional ganha cada vez mais destaque, e o RH passa a olhar com mais atenção para esse indicador. Isso porque, além de contratar um bom profissional, gerenciar a experiência e jornada dos colaboradores é fundamental para obter sucesso nos negócios.
Nesse cenário, a pesquisa de clima organizacional está entre as principais ferramentas utilizadas pelas empresas com o objetivo de avaliar a qualidade do ambiente organizacional, satisfação e engajamento dos colaboradores.

Disponível em: . Acesso em: 03 de junho de 2022.

Conforme a matéria acima, a pesquisa de clima organizacional é uma importante ferramenta de diagnóstico que gera informações para tomada de decisões relacionadas à gestão de pessoas. Além disso, a pesquisa de clima mede a percepção dos colaboradores em relação à cultura organizacional e identifica os pontos fracos que precisam ser melhorados e os pontos fortes que podem ser otimizados. Como vimos em nosso material didático, de nada adianta realizar a pesquisa de clima se os resultados não forem analisados e tratados pela organização.

Com base neste contexto, avalie os resultados da pesquisa de clima realizada pela empresa X:

Fonte: a autora

DESCRIÇÃO DE IMAGENS
INÍCIO DESCRIÇÃO – A imagem trata-se de um gráfico. Na parte superior da imagem temos o seguinte texto: INSATISFAÇÃO: Quais as principais razões pelas quais você se consideraria insatisfeito com o seu trabalho ou com sua empresa? Selecione até três opções. O gráfico é composto por seis linhas, cada uma delas com um motivo e na base do gráfico os indicativos de percentual, sendo eles: zero por cento, vinte por cento, quarenta por cento e sessenta por cento. O primeiro motivo é Remuneração e Benefícios preenchido por cinquenta e nove por cento das pessoas. O segundo motivo é Confiança nas pessoas preenchido por trinta e nove por cento das pessoas. Terceiro motivo Possibilidades profissionais e pessoais, preenchido por trinta e oito por cento das pessoas. O quarto motivo é o Respeito por parte das pessoas, preenchido por trinta e seis por cento das pessoas. O quinto motivo é Relações interpessoais preenchido por vinte e sete por cento das pessoas. Por fim o último motivo é outros, preenchido por vinte e três por cento das pessoas. FIM DESCRIÇÃO.

1 Resposta
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A pesquisa organizacional avaliou a insatisfação dos colaboradores em relação a 6 fatores: remuneração e benefícios (59% de desaprovação); confiança nas pessoas (39% de desaprovação); possibilidades profissionais e pessoais (38% de desaprovação); respeito por parte da pessoas (36% de desaprovação); relações interpessoais (27% de desaprovação) e outros motivos de desaprovação (23%). Avalia-se o clima organizacional da empresa como ruim.

Sugere-se a repetição da pesquisa após implementação de medidas para solucionar os problemas apontados especialmente na relação entre colaboradores (confiança, respeito e relações interpessoais), por meio de treinamento da equipe sobre fluxos de trabalho, feedback e implementação de espaços para diálogo.

Fatores para melhoria do clima organizacional

  • Conhecer os perfis comportamentais da equipe;
  • Criar canais de comunicação interna;
  • Construir relações transparentes em todos os níveis;
  • Aferir o comportamento e a conduta das chefias;
  • Definir os indicadores para aferição do clima.

Para saber mais sobre clima organizacional, acesse: 30597434

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