Atividade 6
Leia os textos abaixo.



Texto 1



“A melhor parte da dança é eu poder ser livre para ser quem sou”



Nesta sexta-feira (29) é celebrado o Dia Internacional da Dança! Nós sabemos que dançar é benéfico para a saúde, tanto física quanto mental, pois a expressão artística trabalha força, flexibilidade, coordenação motora, resistência cardiorrespiratória, e ainda pode aliviar os sintomas da ansiedade e do estresse, ao liberar hormônios como a serotonina.



“A melhor parte da dança é poder ser livre para ser quem eu sou, sem qualquer julgamento”, conta Nayara Nicácio, dançarina de 22 anos que integra o ballet da Mc Soffia. [...]



NUNES, Bruna. “A melhor parte da dança é eu poder ser livre para ser quem sou”. In: Capricho. 2022. Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2022. Fragmento.



Texto 2



Entenda por que a dança faz bem à saúde e ajuda a diminuir o estresse



Dizem que quem canta, seus males espanta. E quem dança também! Como explicou a pediatra Ana Escobar [...], dançar pode fazer bem à saúde e até ajudar a diminuir o estresse – segundo a médica, quando a pessoa está estressada, o corpo produz adrenalina e cortisol, que é o hormônio do estresse. Com isso, o coração fica acelerado e os músculos rígidos e tensos.



Quando ela começa a dançar, a adrenalina e o cortisol que estavam circulando começam a ser gastos pelo coração e pelos músculos. Então, o corpo relaxa e o cérebro libera endorfina, dopamina e serotonina, hormônios que dão a sensação de prazer. Por isso, além de queimar calorias, dançar pode ajudar também a aliviar momentos de tensão [...].



G1. Entenda por que a dança faz bem à saúde e ajuda a diminuir o estresse. 2014. Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2022. Fragmento.



Esses textos são semelhantes, pois
afirmam que a dança faz bem à saúde.
celebram o Dia Internacional da Dança.
citam a fala de uma dançarina que integra o balé da Mc Soffia.
mencionam os hormônios que causam sensação de prazer.
CAEd Forms v9.2.1
Copyright 2020 CAEd UFJF. Todos os direitos reservados.