Menu
Quem souber a resposta me ajuda urgente, Produza um texto sobre ativos e passivos

1 Resposta


Resposta
0
  • Ambicioso

Resposta:

Para garantir a saúde financeira do seu negócio, é fundamental entender o que é ativo e passivo na contabilidade e por que ele merece bastante atenção.

De forma resumida, passivo é a parte do Balanço Patrimonial que diz respeito ao conjunto de obrigações financeiras de uma empresa, incluindo dívidas, despesas e todas as obrigações financeiras e sociais.

O passivo da empresa deve ser registrado independentemente dos prazos para a quitação de débitos e as recorrências de cada gasto.

Os passivos podem ser classificados como exigíveis e não exigíveis. Os exigíveis, que depois se dividem entre circulante e não circulante, levam em consideração apenas os valores do negócio.

Já os passivos não exigíveis consideram, além do patrimônio líquido da empresa, o capital social dos seus sócios.

Enquanto o passivo representa os gastos de um negócio, os ativos são recursos, bens e direitos de uma empresa que podem ser transformados em valores econômicos, de forma imediata ou a longo prazo.

Quando são convertidos de maneira rápida, em menos de um ano, eles são chamados de ativos circulantes.

Entram nesse cálculo os valores disponíveis em contas bancárias, os estoques que podem ser vendidos, as aplicações que podem ser resgatadas, o saldo em caixa e as contas a receber.

Já os ativos não circulantes são os recursos que podem ser transformados em valores após um período maior que um ano.

Dentre os ativos não circulantes de uma empresa, podemos citar bens imobiliários, veículos, máquinas, móveis e aplicações com resgate a longo prazo.

Também entram nessa lista ativos intangíveis que geram benefícios econômicos para o negócio, como patentes e direitos autorais.

No caso de dívidas, são esses ativos que entram na conta para o pagamento de credores. Por determinação judicial, podem ser utilizados investimentos, maquinário e a sede, se for própria.

O patrimônio passivo, como veremos adiante, também pode ser dividido entre circulantes em passivos circulantes e não circulantes.

Explicação:

­